Blog

Vamos tirar algumas dúvidas sobre as propriedades do açaí com a nutricionista do Manaçaí

Muito se fala sobre os benefícios e propriedades do açaí. São divulgadas informações que acabam se tornando mitos sobre o fruto mais conhecido da região Norte do nosso país. O que não podemos negar é a energia que ele nos traz e o sabor que combina com qualquer estação! 

Para acabar com todas as suas dúvidas, a nutricionista do Manaçaí, Mayara Albuquerque, lista abaixo mitos e verdades sobre o Açaí.

O açaí é um alimento funcional?


VERDADE. O açaí é considerado um alimento funcional pelos benefícios que traz a saúde já que é um alimento rico em nutrientes cuja polpa apresenta altos níveis de Ômegas 6 e 9. Além de fibras, vitamina E, proteína, carboidratos, diversos minerais como zinco e ferro e uma grande quantidade de antioxidantes.
 
 
Açaí ajuda a controlar o Diabetes tipo 2?


VERDADE.  Vários estudos clínicos demonstram que os compostos polifenólicos possuem efeitos benéficos na diminuição dos riscos de obesidade associada a doenças crônicas como diabetes tipo 2. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes como o açaí, pode modificar favoravelmente o metabolismo lipídico e a homeostase da glicose, reduzindo consequentemente as complicações do diabetes tipo 2.

Comer açaí envelhece?


MITO. Pelo contrário! A grande concentração de polifenólicos da polpa do açaí tem alta capacidade de eliminação dos radicais superóxido e peroxil (causadores de danos oxidativos), sendo assim, o açai tem propriedade anti envelhecimento.
 
 
O açaí previne o câncer e outras doenças?


VERDADE. Por ser rico em antocianina, antioxidante responsável pela sua coloração roxa, o açaí desempenha um papel importante na prevenção do câncer. Estudos mostram também as frações polifenólicas da polpa reduz a proliferação das células leucêmicas. Além disso, pelo seu potencial efeito antioxidante e anti-inflamatório, também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares protegendo as artérias.

 

Localização

+
-

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber novidades

Facebook